Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2018

Brincadeiras para Educação Infantil nas Creches e Escolas



Relegada por alguns pais e até mesmo educares como atividades educativas apenas, brincar é a principal forma pela qual a criança aprende e começa a entender o mundo a sua volta. Dessa forma, incentivar brincadeiras educativas e atividades recreativas, principalmente nas escolas e creches, é essencial para o desenvolvimento dos pequenos.

Compreendendo seus limites

É através das brincadeiras que as crianças têm suas primeiras experiências relevantes para seu desenvolvimento motor e psicológico. Durante este tipo de atividade, os pequenos testam suas habilidades físicas e descobrem seus limites. Além disso, elas começam a entender valores, como vencer e perder, e como expressar seus sentimentos.


Estimular a criatividade

Quando simples objetos do cotidiano se transformam em carrinhos, casinhas ou os personagens de um programa de TV, significa que a imaginação dos pequenos está trabalhando com força máxima! Especialistas afirmam que o faz de contas não pode ter limites, principalmente impostos pelos adultos, pois é a liberdade para criar que estimula o pensamento criativo nas crianças.

Desenvolvimento Social

Muitos mais do que ter contato com outras crianças desde cedo, pedagogos afirmam que é durante as brincadeiras que os pequenos interagem e aprendem com outras crianças de forma efetiva. Além disso, muitas atividades simulam a vida em sociedade e ensinam valores como compartilhar e cooperar.


Incentivar o faz de contas

É papel dos educadores e também dos pais estimular brincadeiras que exijam uma participação intelectual das crianças, porém, deve-se tomar cuidado para que isso não seja transformado em um controle. Educadores afirmam que é preciso deixar que os pequenos estejam livres para interagirem e construírem esse mundo imaginário.

Leitura interativa

Uma atividade sugerida para os educadores e pais realizarem é contar histórias fantásticas e incentivar os pequenos a conversarem e interpretarem-na livremente, sem que haja qualquer censura por parte dos professores. O livro Aventuras Fantásticas! Roque vai para a Lua é ideal para este objetivo.


Aventuras Fantásticas! Roque vai para a Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário