Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Vamos proclamar...


“Vamos proclamar o amor ao próximo, respeito mútuo, fraternidade, igualdade de direitos, paz e sabedoria.”

Acesse o link:  Proclamação da República


O que comemoramos no dia 15 de Novembro?


No dia 15 de novembro é comemorado o dia da Proclamação da República no Brasil. Muito mais do que um feriado, a data representa um momento em que o País passou a ter um marco de libertação política, social e econômica. É o que afirma o historiador Gaitano Antonaccio, membro da Academia de História do Amazonas.

A Proclamação da República no Brasil foi decretada no dia 15 de novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca com o apoio dos republicanos, instaurando um governo provisório e tornando-se o primeiro presidente do País. Naquela época, a monarquia brasileira estava em crise e a forma de governo não mais correspondia às mudanças ocorridas no processo de desenvolvimento do território”, diz o historiador.

Segundo Antonaccio, a proclamação do regime republicano brasileiro ocorreu em decorrência da crise do poder imperial, juntamente com o surgimento de novas correntes de pensamento político-ideológico, além do interesse de determinados grupos sociais que detinham o poder. “No fim do Segundo Reinado (1840-1889), o governo do imperador D. Pedro II enfrentou diversas tensões, entre elas as campanhas abolicionistas, as quais foram responsáveis pela queda da monarquia”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário