Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2018

Enem: como usar os textos de apoio da redação



Primeiramente, para que servem os textos da proposta?

A coletânea de textos dispostos em sua proposta de redação servem para direcioná-lo sobre o assunto em pauta. Não se trata exatamente sobre o que deve ser desenvolvido, mas o que pode ser abordado dentre as tantas opções tiradas depois de interpretar o tema. Imagine que o tema seja abstrato demais para você, que nunca ouviu falar, por exemplo, sobre formação educacional de surdos, como o tema de 2017. O texto motivador irá guiá-lo sobre o que é dito a respeito e em quais aspectos você pode explorar a temática. Veja-os como uma fonte de inspiração sobre o assunto.

E quanto aos dados?

 Você deve ter reparado que geralmente há dados estatísticos, infográficos ou tabelas em meio aos textos motivadores. Eles são importantes por duas razões: revelam a gravidade ou relevância de algo, por meio dos números e conclusões apontados em pesquisas, e revelam, também, a sua capacidade de interpretação dessas informações. Portanto, tenha atenção ao lê-los e busque compreender bem o propósito de eles terem sido apresentados na coletânea.

Charges e tirinhas

 Elas não estão ali para entreter o candidato na hora da prova. Sabe aquela velha expressão de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Neste caso, ela se aplica perfeitamente. A riqueza de informações que uma imagem, tirinha ou charge pode proporcionar é enorme, portanto, é fundamental que você as leia com atenção. É muito comum que as charges, por exemplo, façam uma crítica sutil sobre alguma questão social séria, sendo necessário perspicácia por parte do leitor.

Mas, afinal, posso ou não usar as informações dos textos de apoio em minha redação?

Atenção!
• Usar as informações, significa apropriar-se delas, ou seja, interpretá-las, explorá-las ao máximo relacionando ao que você sabe sobre o assunto e abordando, com suas palavras, reflexões e conclusões, em seu texto. NÃO PODE COPIAR. Lembrando que o Enem atribui nota zero a quem faz cópia integral dos textos motivadores e desconsidera as linhas de quem faz cópia parcial.
• Os dados podem ser usados, sem problemas, em seu texto, desde que fundamentando um argumento de sua autoria.

Dica:

Entenda o direcionamento dos textos motivadores e tente lembrar-se de informações semelhantes que você leu em outros lugares. Trazer dados que extrapolem os textos de apoio é uma estratégia argumentativa muito valorizada pela banca de correção, te diferencia dos demais candidatos e aumenta sua nota por fugir do senso comum. Neste momento de preparação para o exame, procure ficar atento aos dados das notícias que lê por aí para aplicar na redação.

Fonte: IMAGINIE Redação


Nenhum comentário:

Postar um comentário